Alerta

Quatro capitais do país estão em
alerta por causa do tempo seco

Em Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e São Paulo, umidade do ar caiu para 14%

 

A última medição do Inmet (Instituto Nacional de Pesquisas Meteorológicas) mostrava, por volta das 15h desta quarta-feira (25), que capitais do país entraram em estado de alerta em função do tempo seco. Em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), a umidade relativa do ar caiu para 14%, índice considerado preocupante pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Em Curitiba (PR) e Palmas (TO), o índice de umidade relativa era de 22% e 21%, respectivamente. Em Belo Horizonte (MG) e Distrito Federal (DF), o índice era de 24%. As quatro cidades foram colocados em estado de atenção. 

Os índices de umidade inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; entre 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os parâmetros são da OMS e OMM (Organização Mundial de Meteorologia) e são adotados pelo Inmet. 

De acordo com os meteorologistas do Inmet, a falta de chuvas é causada pela massa de ar seco que se estabeleceu na região central do Brasil, principalmente a partir da segunda quinzena de julho, e veio ganhando força.

No tempo seco, aumentam as chances de desidratação, transmissão de doenças respiratórias, ocorrências de dores de cabeça e irritação nos olhos, garganta, pele e nariz.

A OMS também orienta à população evitar aglomerações em lugares fechados e a prática de exercícios físicos no estado de alerta, que ocorre quando a umidade está entre 20% e 12%.

Saara em SP

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) registrou a menor umidade do ano em São Paulo por volta das 13h desta quarta-feira (25). A base do Mirante de Santana, na zona norte, apontou 13% no horário, ratificando o estado de alerta decretado pela Defesa Civil uma hora antes.

A umidade mais baixa do ano na cidade havia sido registrada na última sexta-feira (20), com 15%. De acordo com os meteorologistas do CGE, a umidade do ar nesta quarta na capital pode chegar aos 10%, que foram atingidos em 14 de agosto de 2009. O número é igual ao registrado no deserto do Saara, na África, que tem umidade que varia entre os 15% e 10%.

 

Veja os cuidados para os dias de ar seco
Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.
Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.
Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial
Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.
Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.
Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16.
Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.